O que é Tráfego Pago e Tráfego Orgânico ?

O que que é o tráfego?

Bem na internet o tráfego se refere a movimentação de usuários entre páginas, então quanto as pessoas passando na sua página de vendas, maiores são suas chances de vender.

Anúncios

Pode ser páginas de um site, canal no YouTube, tanto faz. O tráfego é a movimentação de usuários de um ponto A para o ponto B

tráfego pago x tráfego orgânico

E no tráfego a gente divide em duas formas, o tráfego pago e o tráfego orgânico que é aquele que você não precisa investir dinheiro nele, você investe a maior parte é o seu tempo porque você tem que produzir conteúdo. Então aí que tá o tráfico orgânico.

Anúncios

O tráfego pago o nome mesmo já fala, é pago você investe dinheiro e as ferramentas vão entregar o seu conteúdo, seu seu produto que você esta vendendo para as pessoas.

Existem várias plataformas para impulsionar o tráfego do seu site como o Google Ads e o Face Ads.

Qual a Diferença?

A diferença entre as duas, no Google você paga por clique, quando você  coloca o anúncio você só vai pagar se a pessoa clica no seu anúncio no YouTube que é a mesma empresa do Google, você paga por visualização e por clique também, mas a maioria dos casos lá
na rede stream ao qual você pode anunciar no YouTube você paga por visualização.

Já no Face Ads você para por impressão do seu anúncio, EX: a cada 1.000 pessoas que veem seu anúncio, você paga X valor, ele clicando ou não.

Vantagens entre o tráfico pago e o tráfego
orgânico

O tráfego orgânico demora muito para você ter resultado, pode ser que hoje mesmo produzindo conteúdo você venda, como pode demorar muito. Umas das melhores fontes de tráfego orgânico é o YouTube.

A desvantagem é a escala, o canal no youtube demora crescer e você precisa produzir conteúdo sempre para manter e divulgar o seu trabalho ou produto.

Já o tráfego pago que é o mais rápido para levar seu conteúdo ou produto até seus clientes ou seguidores, você joga o anúncio hoje lá no Google ou no Face e hoje mesmo já pode ter resultados. O resultado é muito mais rápido porque você esta pagando as plataformas para levar o seu conteúdo até as pessoas que você queira.

O poder de escala é enorme, quanto mais dinheiro você colocar nas plataformas, mais elas vão entregar o seu conteúdo para seus clientes. Outra vantagem que é tudo automatizado, uma vez que você criou a campanha de um anúncio, você não precisa ficar produzindo conteúdo e divulgando porque a própria plataforma faz isso para você.

Conclusão:

De fato o tráfego pago tem ligeiras vantagens sobre o tráfego orgânico, mas nem por isso deve-se descartar o tráfego orgânico, ele por si só já é muito poderoso quando feito de maneira correta e com frequência.

O tráfego orgânico misturado com o tráfego pago se torna poderoso quando o assunto é vendas online, divulgação de uma marca ou produto, um não sobrevive sem o outro, então no final você vai precisar produzir um pouco de conteúdo se quiser tem resultados melhores, pois de nada adianta uma pessoa chegar no seu site ou blog e não ver o que procura.

O tráfego pago é um impulsionador que vai levar o seu conteúdo ainda mais longe, para mais pessoas. E claro, você precisa pensar a longo prazo, pois o tráfego pago precisa de análise de métricas para você não acabar ficando no prejuízo, por isso é importante construir uma audiência com bastante seguidores onde você não dependa somente do tráfego pago.

 

Então essas são as diferenças que considero no tráfego pago e o tráfego orgânico

você pode assistir um vídeo no meu canal que explico melhor essas diferenças